Quando o Flambado na Cachaça aterrissa em Fortaleza, o blog assume um codinome local: Flambado na Ypióca. Depois do post com dicas culturais, reuni aqui as dicas de onde comer bem na capital do Ceará. 

Vamos lá?

Buffet de feijoada no Gran Marquise

Os restaurantes em Fortaleza tem um cronograma em que quinta-feira é dia de caranguejo e sábado é dia de feijoada, então seguindo a dica de uma amiga moradora da cidade, eu comecei a minha programação em grande estilo no hotel Gran Marquise, que fica à beira-mar e tem uma vista linda na cobertura.

A pedida é o buffet de feijoada eleito pela revista Veja por oito anos consecutivos como o melhor da cidade. Ao som do chorinho, você pode degustar cortes suínos e todos os acompanhamentos de uma boa feijoada em ambiente climatizado ou na varanda, ao ar livre, com vista de frente para a praia do Mucuripe (mas a minha dica é subir até a cobertura, que tem uma vista panorâmica bem legal)..

Para começar, um caldinho de feijão com torresmo e uma caipirinha é a pedida perfeita. Não esqueça de encerrar com o buffet de sobremesas que está incluso no pacote. A feijoada começa às 12h e vai até às 15h, apenas aos sábados. 

Hotel Gran Marquise

  • Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe, Fortaleza – CE, 60165-121
  • (85) 4006-5000 | @granmarquise

Almoço no El Chancho

Outro almoço bem agradável é o do El Chancho, restaurante com um cardápio de street food. Eles tem um menu de hambúrgueres bem interessante, mas eu passei lá pelo almoço e não provei nenhum dos sanduíches (ainda).

O meu pedido para almoçar foi o Flango Flito (R$29,90): uma sobrecoxa empanada muito bem servida com salada coleslaw, picles, milho cozido e batata rústica, que merece todos os aplausos possíveis. Foi a melhor batata frita que provei em Fortaleza, e talvez… em toda minha vida. Olha a responsabilidade! 

Com certeza, assim que pisar na capital do Ceará de novo, vou voltar lá para comer um dos burguers deles e degustar essas batatas de novo. Você pode conferir o cardápio completo aqui.

El Chancho

  • R. Leonardo Mota, 1477 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60170-041
  • (85) 2180-6891 | @elchanchobr

Fim de tarde na sorveteria

Depois dos passeios culturais, você pode encerrar a tarde em uma das muitas sorveterias da cidade. 

A primeira dica é para um sorvete mais leve e refrescante, o Sorvete da Reserva. Feito de forma totalmente artesanal com frutas orgânicas e leite vegetal, é uma ótima opção para veganos, intolerantes à lactose e todo mundo que gosta de um bom sorvete. 

A matéria-prima usada nas receitas vem da Reserva Pedrinhas, a 113 km de Fortaleza, e de pequenos agricultores e cooperativas de orgânicos. Segundo informações do site da sorveteria, o maracujá e o morango vêm da Serra da Ibiapaba, entre o Piauí e o Ceará. O açaí de Paragominas, no Pará.

E cada sorvete tem uma receita única, baseada no teor de açúcar da polpa, ou no teor de gordura de raízes, amêndoas e castanhas para garantir um doce cremoso e delicioso, sem corantes, conservantes ou saborizantes artificiais. Eu provei o de siriguela e o de coco com geleia de morango, que foi o que mais gostei.

Sorvete da Reserva

Bellucci Gelato 

Outra sorveteria para conhecer é a Bellucci Gelato, que foi a minha favorita e dispensa muitas apresentações. É um gelato cremoso, com inspiração italiana, que merece sua visita seja na unidade de rua ou no shopping Iguatemi.

Bellucci Gelato 

  • Rua Frederico Borges, 624 – Meireles, Fortaleza – Ceará
  • (85) 3039-7719 | @belluccigelateria

Drinks e música no Mauá Bar e Cozinha

Se é de bons drinks e boa música que você gosta, o Mauá Bar e Cozinha é uma boa pedida para a noite. Com um quintal a céu aberto, o gastrobar é um ótimo lugar para comer um petisco gostoso e tomar uma bebida em um ambiente descontraído com os amigos. 

Minha dica é o bolinho de costela (R$35), que sai na porção ou como parte da Tábua Mauá com batatas rústicas e tiras de frango ao molho de queijo. Para beber, pedi meu drink favorito da vida – uma caipirinha de siriguela, que estava simplesmente perfeita. O atendimento é rápido e o ambiente é super instagramável. Você pode conferir o cardápio neste link.

Mauá Bar e Cozinha

  • R. Visc. de Mauá, 3099 – Dionísio Torres, Fortaleza – CE, 60125-161
  • (85) 99605-2306 | @mauabarecozinha

Samba no Balangandã 

Domingo é dia de samba e fomos em um muito bom para comemorar o aniversário da minha amiga e anfitriã em Fortaleza, Rayane Mainara (fotógrafa que amo, contratem).

No Balangandã Bar, você pode chegar na hora do almoço para provar o feijão verde e pedir, sem falta, a caipirinha que leva o nome da casa. É um pouco mais cara, mas vale a pena, porque é feita com com cachaça Mangueira, limão, melaço e hortelã.

Balangandã Bar

  • Rua Dona Leopoldina, 1380 – Centro, Fortaleza – CE, 60110-000
  • (85) 99952-7579 | @balanganda.bar

Teresa e Jorge

Outro recanto para quem gosta de samba em Fortaleza é o Teresa e Jorge, restaurante que une o melhor da gastronomia carioca e mineira. Eu recomendo que você vá lá para beber e comer um petisco, porque o almoço não é nada de outro mundo. Mas o ambiente é agradável pra tomar uma cerveja com um caldinho de feijão, tem uma decoração toda de boteco bem legal.

Teresa e Jorge

  • R. João Cordeiro, 540 – Centro, Fortaleza – CE, 60110-300
  • (85) 3109-6124 | @teresaejorge

Menu degustação no Nusse Café 

Aceita um cafezinho? O menu degustação de chocolates especiais com café da  Nusse é uma experiência muito gostosa. São quatro chocolates da marca (bombom de cachaça com mel do caju e limão, trufa de cajutella, mendiant ao leite com castanha e croc de castanha) acompanhados de café espresso ou cappuccino. 

O ambiente é lindo, super elegante, uma playlist bem agradável, atendimento impecável, e você ainda pode comprar algumas das nozes e castanhas temperadas em latas lindas para presentear o pessoal de casa.

Nüsse Café

  • Jardins Open Mall –  Av. Desembargador Moreira, 1011 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60160-230
  • (85) 99924-0001 | @nusse.cafe

Você precisa visitar o Torra Café

Um dos programas gastronômicos que mais gostei foi a tarde que passei no Torra Café, que fica ao lado da Elabore – a loja colaborativa que falei no post de passeios culturais. Então programe-se para os dois passeios serem um após o outro. 

É um café com décor industrial, mas bem aconchegante. Tudo que comi lá estava bem gostoso e o atendimento foi ótimo. Como uma das minhas sobremesas favoritas é a rabanada, pedi uma com sorvete depois de comer a quiche de espinafre e tomar um cappuccino. Nota 10, quero muito voltar lá quando visitar Fortaleza novamente.

Torra Café

  • Rua Marcos Macêdo, 827 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60150-190
  • @amotorracafe

Hambúrguer do Hey Joe

Se você ama conhecer hambúrgueres de todos os lugares que visita, o Hey Joe tem um muito gostoso (e bem servido). A minha pedida foi o Cheesebacon – burger, bacon, molho da casa, cebola roxa, alface, tomate e mussarela no pão carioquinha – acompanhado da batata frita da casa, estilo canoa, bem crocante. Tudo muito muito bom, mas deixa pra pedir quando estiver com bem fome, porque dá até pra dividir com outra pessoa esse sanduba. Você pode conferir o cardápio aqui.

O ambiente da casa também é super bem decorado e tem um rooftop bem agradável de ficar que tem um palco, então devem rolar shows (muito provavelmente de bandas de rock) por lá. Fique ligado na programação pelo Instagram.

Hey Joe Food’n’Bar

  • R. Norvinda Píres, 32 – Aldeota, Fortaleza – CE, 60150-280
  • (85) 3121-3815 | @heyjoefoodnbar

E aí? Tem dica à beça aqui pra aproveitar bem Fortaleza. Visitei outros lugares, alguns com experiências não tão boas (como o Mercado do Café), mas resolvi focar no que é bom e que merece ser enaltecido. Espero que na sua visita em Fortal City, você possa visitar alguns dos restaurantes que eu indiquei e ter experiências tão boas quanto as minhas. 

Publicidade

Um comentário em “#FnCViaja: onde comer bem em Fortaleza/CE – um guia Flambado na Ypióca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s