Quem ama viajar, sabe que pedir recomendações é uma ótima forma de garantir que você aproveite bastante o seu destino turístico. Pensando nisso, eu reuni nesse post do #FnCViaja as melhores dicas de quando passei 10 dias em Fortaleza/CE agora em fevereiro, com direito a duas guias locais (obrigada, Rayane e Mandy).
Foram muitos passeios gastronômicos e culturais que me deixaram apaixonada pela cidade (e não querendo muito voltar para Natal). Aqui você vai conferir as dicas culturais e no próximo post, as sugestões gastronômicas.
Vamos lá?
Visita guiada ao Theatro José de Alencar


Cheguei em Fortaleza e fiquei em casa descansando no primeiro dia, mas você já pode ir com planos de conhecer o Theatro José de Alencar. Fundado em 1910, o teatro é um um ponto turístico obrigatório: são vitrais coloridos, azulejos importados e um teto pintado por artistas brasileiros que você pode perder horas admirando.



O prédio foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Iphan em 1964 graças ao seu valor arquitetônico e vale uma visita guiada (R$10 inteira | R$5 estudante).
O passeio dura 45 minutos e você conhece bem a história e os detalhes artísticos que enchem os olhos no espaço interno. Para fazer a visita guiada, você precisa agendar pelo telefone devido ao número limite de pessoas.
Visita guiada ao Theatro José de Alencar
- R. Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza – CE, 60030-160
- (85) 3101-2583 | Whatsapp: (85) 98206-9799 | @tja.theatrojosedealencar
Uma aula no Museu da Indústria
Outro passeio que você pode fazer é no Museu da Indústria. Gratuito para visitação, o espaço cultural oferece exposições que relacionam o setor secundário da economia ao cotidiano das pessoas e é um programa legal para quem viaja com crianças pelo caráter científico das suas mostras.
Eu visitei uma exposição sobre a Eletricidade, e me senti em uma aula de Física. O espaço também oferece visitas guiadas, mas você precisa agendar. O museu fica em frente ao Passeio Público, que é uma praça bem arborizada que você pode dar uma caminhada.
Museu da Indústria
- Rua Dr. João Moreira, 143 – Centro – Fortaleza – Ceará – CEP: 60030-000
- (85) 3201.3901 | @museudaindustria
Dragão do Mar, um mergulho na arte
Acredito que o maior centro cultural de Fortaleza seja o Dragão do Mar. O espaço é nomeado em homenagem a Francisco José do Nascimento, o jangadeiro “Dragão do Mar” que foi uma figura crucial na luta abolicionista no Ceará.


O centro de arte e cultura conta com dois museus, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará e o Museu da Cultura Cearense (MCC), cinema, teatro, planetário e vários outros espaços, inclusive a recém restaurada Biblioteca Pública do Estado do Ceará. O melhor período para visitar é de quinta a domingo, dias em que o planetário está aberto.
Antes de ir visitar o Dragão do Mar, você pode tomar café da manhã no Coração Selvagem – Café e Livros, que fica pertinho, dá pra ir a pé de um ao outro. É um casarão bem colorido, também ótimo para fotos e uma comidinha gostosa, e com um sebo e livraria funcionando com títulos bem interessantes.


Confira aqui o post com as dicas gastronômicas de Fortaleza
Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE)


Recém restaurada, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE) é de encher os olhos. Leitora ávida como sou, fiquei encantada com o espaço, o acervo e a estrutura super confortável para apreciar um bom livro. A agenda da biblioteca é bem agitada, então fique atento para poder comparecer aos eventos oferecidos, e o espaço infantil é uma atração a parte. Se você tiver filhos, faça questão de visitar.
O acesso à biblioteca é gratuito, e fica pertinho do Dragão do Mar.
Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE)
- Avenida Castelo Branco, 255, Praia de Iracema
- (85) 3101-2545 | @bece_bibliotecaestadualdoceara
Muitas compras no Centro Fashion
Se você quiser aproveitar a visita a um dos maiores polos têxteis do país para fazer algumas comprinhas, o Centro Fashion é o lugar para visitar. São quatro andares com centenas de lojas de roupas femininas, masculinas e infantis. Lá você encontra tudo, absolutamente tudo, em vestimenta.
Mas vá com disposição, no começo do dia, e com um objetivo em mente, senão você corre o risco de se perder e gastar mais do que planeja. Minha dica é não passear muito pelo setor verde, no térreo, mas subir logo para o setor branco, onde há marcas mais interessantes.
Marcas locais no Casarão Elabore
Seguindo com as minhas comprinhas, visitei a primeira loja colaborativa de Fortaleza, a Elabore, que abriga diversas marcas de roupas, acessórios e decoração de produtores locais, com uma pegada mais slow fashion, ótima para adquirir uma peça com mais exclusividade. Eles tem uma loja na Aldeota e também uma no shopping Rio Mar. Vale sim visitar as duas, porque são peças diferentes em cada uma.
Passeio de bike à beira mar
A beira-mar de Fortaleza é movimentadíssima. E além de tomar um banho de mar, você pode aproveitar para dar uma caminhada ou alugar uma bicicleta para admirar a paisagem. Basta baixar o aplicativo Bicicletar, fazer seu cadastro e pronto.


Museu da Fotografia
O Museu da Fotografia foi um dos passeios que mais curti fazer. Tem um acervo próprio, biblioteca para pesquisa, exposição permanente e exposições temporárias. Quando visitei, estavam exibindo uma exposição de retratos, uma de fotografia de conflitos – guerras, protestos, garimpo – e uma das fotografias do Bob Wolfenson, fotógrafo brasileiro conhecido por suas fotos de grandes personalidades políticas, da música e cultura em geral.


Museu da Fotografia Fortaleza
- R. Frederico Borges, 545 – Varjota, Fortaleza – CE, 60175-040
- (85) 3017-3661 | @museudafotografiafortaleza
Parque do Cocó
O único lugar que ficou faltando a minha visita em Fortaleza foi o Parque do Cocó, que é o maior parque natural em área urbana do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina. Segundo o site da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, tem várias atividades de contato com a natureza como trilhas ecológicas guiada, arvorismo, passeio de barco etc. Mas é uma programação que ficará para a minha próxima visita à Fortaleza.
Gostou do roteiro cultural? Não esquece de deixar um comentário e compartilhar com os amigos na hora de planejar sua viagem.
Amei ser sua guia por esses dias, amiga! Obrigada pela visita e venha mais vezes (pra ficar, se possível hehe) ❤️
CurtirCurtir