Pela primeira vez nesta quarta-feira (30), a Nona Sinfonia de Beethoven (1824), uma das obras mais conhecidas e aclamadas do mundo musical, será interpretada na íntegra pela Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, através do projeto Movimento Sinfônico. O concerto acontece no Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo), às 19h30, e tem entrada gratuita.

Considerada um ícone, o estilo da obra traz uma singularidade no aspecto emocional, que é capaz de abraçar o público através das notas que soam como poesia. Segundo o maestro Línus Lerner, diretor artístico do concerto, o evento marca a anunciação da chegada do espírito natalino, com a “Ode à Alegria”, que a Sinfonia nº 9 traz.

“A Nona é a mais influente sinfonia, e a peça mais discutida na história da música. Ela tem uma busca da simplicidade e uma defesa contra a escuridão. É o triunfo universal da aspiração humana e a declaração em favor da irmandade universal – uma verdadeira afirmação da liberdade”, disse.

O concerto conta com quatro solistas convidados: Ariadne Mendes – RN (Mezzo Soprano), Gabriela Ramos – DF (Soprano), Hélenes Lopes – PA (Tenor) e Johnny França – SP (Barítono); e ainda o Coro 100 vozes, preparado pelo maestro Janilson Batista – Coral Harmus; maestro Eli Cavalcante – Coral Canto do Povo; e maestro Paulo Ritzel – Coro Canto Paramirins. Nessa montagem especial, o projeto tem também a participação do grupo Movidos Dança, com coreografia exclusivamente criada para esta noite.

“Participar deste concerto e criar uma obra coreográfica exclusiva para o terceiro movimento da Nona Sinfonia de Beethoven, é um desafio para o Movidos. E nós gostamos de desafios. Esse encontro integra a proposta do Edital Transformando energia em cultura de unir ações dos projetos contemplados. Estamos muito felizes por concretizar essa participação junto a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, será um evento cultural que marcará a história do Rio Grande do Norte”, comemora a produtora do grupo, Tatiane Fernandes.

O Movidos é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal/RN que tem por objetivo promover a nova perspectiva para a dança, a partir da investigação da identidade de corpos diversificados, sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. A principal ideia defendida pelo grupo é que todos os corpos podem fazer dança.

A temporada da OSRN conta com patrocínios via Lei Câmara Cascudo da Cosern, Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. E Humana Saúde e do Hospital do Coração. O projeto Movimento Sinfônico é uma produção da MAPA Realizações Culturais.

Ingressos gratuitos e arrecadação de alimentos

Os ingressos são distribuídos gratuitamente ao público através de inscrição antecipada, e com vagas limitadas. Interessados precisam realizar cadastro através da plataforma oficial – Sympla. O evento também promove uma campanha de arrecadação de alimentos que serão doados a instituições parceiras da Humana Saúde e Hospital do Coração. A doação não é obrigatória, mas é um convite à solidariedade.

É importante que o público se atente ao horário de validade do voucher, pois a partir das 19h do dia do espetáculo os ingressos remanescentes serão redistribuídos por ordem de chegada do público que apostar na ausência daqueles que não utilizarem seus vouchers. Em caso de ingressos remanescentes, a distribuição se dará por ordem de chegada (das 19h10 às 19h30), no local do evento.

Serviço:
Movimento Sinfônico 2022 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte
 
Quando: 30 de novembro (quarta-feira)
Onde: Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo (Centro Administrativo)
Horário: 19h30
A entrada só será permitida mediante apresentação do voucher/ingresso válido.

.

Sobre o evento

Os ingressos são distribuídos gratuitamente ao público através do Sympla. Também haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia do espetáculo, por ordem de chegada do público. Como o local é aberto, a capacidade de público será ampliada para que todos presentes possam assistir, mesmo que não estejam sentados.

.

Serviço:
Movimento Sinfônico 2022 – Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte

Quando: 30 de novembro (quarta-feira)
Onde: Espaço Cultural João Paulo II – Papódromo (Centro Administrativo)
Horário: 19h30
Ingressos: Site Sympla (acesse o link no Instagram oficial da OSRN)

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s