Você já parou pra pensar sobre a história de quem produz alguma comida que faz parte do seu dia a dia? Talvez o queijo que você come no café da manhã, por exemplo. O minidocumentário Matuleiros (2016), das jornalistas Rayane Mainara e Camilla Martins, mostra como o alimento foi crucial na trajetória e sustento de três produtores artesanais do interior do RN.

“Todo dia é na faixa de 80kg a 100kg, vão pra Paraíba e para Natal”, conta João Alvez Pereira, o Joca, sobre sua produção. “Tudo que a gente gasta aqui, pra energia, água, calçar e vestir, vem daí. São sustentadas cinco pessoas com o que vem dessa queijaria”, diz. 

Filmado nos municípios de São João do Sabugi, Cruzeta e Serra Negra do Norte, o filme mostra também depoimentos de Ana Nilma de Medeiros e Cícero Paulino contando sobre como começaram a vida de queijeiros desde a infância. Dona Ana começou na produção aos nove anos, ajudando sua mãe, e Seu Cícero relembra que desistiu de trabalhar na Marinha, há mais de 50 anos, para seguir fabricando queijo. 

“Poder conhecer a história dessas pessoas, a receita, a rotina, foi enriquecedor e uma experiência de reencontro, porque minha mãe e avó são seridoenses. Inicialmente a gente queria falar sobre o produto, mas no caminho, percebemos que tínhamos que falar das pessoas pra falar do queijo, porque ele está muito presente na vida delas”, conta Rayane, que fez a direção de fotografia e a edição de vídeo do minidoc. 

“É dificil ter uma pessoa pra não gostar de queijo”, diz Cícero em determinado momento do filme, então certamente, é difícil não gostar do material que está disponível no Youtube. Assista, de preferência com um pedacinho de queijo do lado, porque as imagens são tentadoras. 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s