Você já parou pra pensar sobre a história de quem produz alguma comida que faz parte do seu dia a dia? Talvez o queijo que você come no café da manhã, por exemplo. O minidocumentário Matuleiros (2016), das jornalistas Rayane Mainara e Camilla Martins, mostra como o alimento foi crucial na trajetória e sustento de três produtores artesanais do interior do RN.
“Todo dia é na faixa de 80kg a 100kg, vão pra Paraíba e para Natal”, conta João Alvez Pereira, o Joca, sobre sua produção. “Tudo que a gente gasta aqui, pra energia, água, calçar e vestir, vem daí. São sustentadas cinco pessoas com o que vem dessa queijaria”, diz.
Filmado nos municípios de São João do Sabugi, Cruzeta e Serra Negra do Norte, o filme mostra também depoimentos de Ana Nilma de Medeiros e Cícero Paulino contando sobre como começaram a vida de queijeiros desde a infância. Dona Ana começou na produção aos nove anos, ajudando sua mãe, e Seu Cícero relembra que desistiu de trabalhar na Marinha, há mais de 50 anos, para seguir fabricando queijo.
“Poder conhecer a história dessas pessoas, a receita, a rotina, foi enriquecedor e uma experiência de reencontro, porque minha mãe e avó são seridoenses. Inicialmente a gente queria falar sobre o produto, mas no caminho, percebemos que tínhamos que falar das pessoas pra falar do queijo, porque ele está muito presente na vida delas”, conta Rayane, que fez a direção de fotografia e a edição de vídeo do minidoc.
“É dificil ter uma pessoa pra não gostar de queijo”, diz Cícero em determinado momento do filme, então certamente, é difícil não gostar do material que está disponível no Youtube. Assista, de preferência com um pedacinho de queijo do lado, porque as imagens são tentadoras.