Quando me falam dos Estados Unidos, minha principal referência é gastronômica. Eu não sei nem metade dos 50 estados, mas sei descrever o preparo de iguarias como apple pie, muffins, donuts, waffles, pancakes, brownies, etc. Então, quando surgiu a oportunidade de provar uma sobremesa homemade, ou “feita em casa”, eu nem pisquei na hora de aceitar.
Os responsáveis pela experiência são Dennis e Vanesa Nichols, proprietários do Sabor da América. Eles vieram de Illinois há quatro anos e aqui começaram a vender as especialidades americanas, cozinhando as receitas tradicionais de família com adaptações para alguns ingredientes que não vendem aqui no Brasil.
No cardápio, muffins de diversos sabores (incluindo blueberry e raspberry), cookies, as famosas pies (apple, fudge e piña colada), crumbles, o carrot cake, que é a versão americana do bolo de cenoura, e os meus queridos cinnamon rolls.
Os cinnarolls, rolinhos de massa de pão recheados com canela e cobertos por um glacê de cream cheese, eu conheci faz tempo e foi paixão à primeira mordida quando eles ainda participavam de festivais gastronômicos de foodtrucks. Dessa vez, fui apresentada ao carrot cake, ao muffin de banana e nozes e à fudge pie.

Não sei dizer quem me agradou mais, se o muffin de banana ou o carrot cake. O muffin é crocante por fora, por causa das nozes, e macio e úmido por dentro, com um dulçor suave das bananas que vão na massa. Entendi perfeitamente porque lá nos EUA as pessoas têm o hábito de mandar cestas cheios deles, são ótimos para café da manhã.
Já o carrot cake, diferente do nosso bolo de cenoura brasileiro, leva especiarias na massa bem amanteigada e é incrementado com coco, passas, raspas de laranja e de cenoura. Em vez da cobertura de chocolate, o americano leva uma cobertura de cream cheese. É simplesmente viciante. Dá pra você comer vários pedaços sem achar ruim, perfeito para o lanche da tarde.
Por último, provei a fudge pie. Para descrever o fudge, doce feito à base de manteiga, açúcar, ovos e leite, só me vem a referência da textura de um brownie beeeem molhado recheado com brigadeiro feito na hora. Entretanto, menos doce. A crosta da torta estava bem quebradiça, mas eu acho que uma fatia fina dá para matar a curiosidade. Indico para a sobremesa.

Todos vão muito bem acompanhados de um café, e por isso estão à venda em locais como o Chapelatto Coffee Shop, Barões do Café, Café da Praça, além das encomendas que precisam ser feitas com um dia de antecedência pelo telefone 84 9 9948-0212.
*Resenha escrita em parceria com o Sabor da América.
Um comentário em “Pedacinho dos EUA na sua casa: conheça o Sabor da América”