Um dos lugares mais autênticos de Natal, o Bar 54 está completando 10 anos de funcionamento neste mês de abril. Localizado em Ponta Negra, na Rua Porto Mirim, 8995, quem já foi, sabe: o espaço tem uma atmosfera única, repleta de detalhes curiosos, e um cardápio de pegada descontraída bom para petiscar com os amigos.
Dos sócios Márcio e Tullio, o Bar 54 ganhou esse nome em referência ao apartamento 54, onde Márcio e Tullio moraram em Dublin. E a fama do espaço em Natal se deu por sua decoração sem igual, que combina objetos vindos da Europa com móveis antigos da feira do vuco-vuco do Alecrim, conceito inspirado no The Imperfecto Bar, de Madri, onde o Tullio trabalhou e nada segue um padrão: com objetos aleatórios e móveis diferentes uns dos outros.

As paredes estão cheias de jornais e cartazes da Europa, além de referências culturais e fotos da história do bar. O lustre na entrada, inclusive, foi presente de uma amiga da mãe de Tullio.
Drinks e comidinhas
O 54 tem uma ótima lista de drinks, dentre clássicos e diferentões. Dos clássicos, o mojito segue à risca a receita do The Imperfecto Bar, aprendida por Tullio na época em que trabalhou lá. O drink deles foi considerado um dos melhores da Espanha. Dos diferentões, vez por outra saem algumas caipijager do bar, feita com o famoso licor Jagermeister, sucesso no sul do país.

Das comidinhas, as bruschettas foram as primeiras a fazer sucesso, especialmente a de pera com gorgonzola e amêndoas laminadas. A batata Chilli Cheddar entrou no menu a pedidos dos clientes e se tornou um dos pratos mais pedidos, assim como o Nachos Guacamole e o Black Burger 54.
Jogos e calçadinha
Muitos vão ao Bar 54 em busca de se distrair com os jogos da casa. O principal deles é a sinuca e são comuns os torneios que rendem brindes. A casa também dispõe de outros jogos, como Uno, dominó e cartas. Alguns mais instigados às vezes aparecem para jogar poker.

Outro atrativo é a calçadinha do 54, uma novidade que deu super certo. Nos finais de semana fica lotada. É onde um público adulto e mais despojado gosta de ficar. Muitos são velhos conhecidos da casa, chegam de bicicleta para bater papo e se divertir. É uma mostra de que no 54 todos são mais que clientes: friends!
10 anos de história
Para movimentar o Bar 54, Márcio e Tullio já apostaram em promover shows de comédia na casa e a ideia deu super certo. Nomes hoje em alta, como Rodrigo Marques, chegaram a se apresentar no 54 no começo da carreira.
Outras iniciativas que também marcaram a história do 54 foram as festas temáticas. Já teve festa havaiana, mexicana, halloween. Mas a que entrou para o calendário de Natal foi a do St. Patrick’s Day, de cultura irlandesa.
Além de todas as festas incríveis, o Bar 54 tem uma que foi super inusitada: um casamento. Aconteceu em 2014, no dia 31 de dezembro. O casal está junto até hoje, vivem no Rio Grande do Sul e têm filhos.